MANUTENÇÃO EM GERADORES DE LOCOMOTIVAS
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE
GERADORES:
- Existem vários modelos de Geradores Principais
de Locomotivas. Neste trabalho vamos nos ater aos
modelos: D-12 , D-15, D-22, D-25 e D-32.
- Cada modelo tem algumas características especiais
que o diferencia dos demais e, ainda, pode ter letras que sucedem ao
número, indicando outras particularidades.
GERADORES PRINCIPAIS
MODELOS: D-12, D-22 E D-32
- Os Geradores Principais, cujos modelos estão acima
identificados, são muito semelhantes entre si, tanto na aparência
quanto na construção.
- A diferença externa primária entre o Gerador D-32 e os
Geradores D-12 e D-22 é que no D-32 não existe a barra coletora.
- Existem vários modelos de Geradores D-32 que apresentam
algumas diferenças entre si, tais como: cabos leads, pés de fixação,
barra coletora e localização da caixa de ventilação quando
se tratar de ventilação forçada ou não.
- Os Geradores D-32D e D-32E tem um campo de excitação
separado em lugar de uma combinação de campo de bateria e campo shunt.
- Esses Geradores não são auto excitados e não contém um campo
shunt. Toda excitação provém de um campo de excitação separado (
exclusivo dos Geradores D-32D e D-32E.
- Os dois modelos diferem entre si somente pelo tipo de bobinas de
campo em seus estatores. Os campos são construidos contendo duas
bobinas em cada polo principal, a saber:
- Gerador Pincipal modêlo D-32D a) - Bobina interna consistindo
normalmente de 47 espiras dispostas em forma cruzada. b) - Bobina
externa consistindo normalmente de 97 espiras dispostas em forma aberta.
- Gerador Principal modêlo D-32E a) - Bobina interna
consistindo normalmente de 66 espiras dispostas em forna cruzada. b) -
Bobina externa consistindo normalmente de 78 espiras dispostas em forma
aberta.
- Os Geradores são acoplados a um Motor Diesel e, quando
acionados, produzem uma tensão de 600V em corrente contínua que vai
alimentar os Motores de Tração.
- Os Geradores são fabricados contento vários enrolamentos
que executam as seguintes funções:
- a) - Campo de Compensação: Ajuda a proteger a Armadura
contra fluxos magnéticos distorcidos, criados pelo campo do gerador
- b) - Campo Diferencial: Altera as características do gerador em
trabalho, de forma que mesmo uma pequena mudança no nível de excitação
é suficiente para obter uma constante geração de kilowatt de saída.
- c) - Campo Bateria: Um campo de excitação separado
conectado à bateria e ao circuito do gerador auxiliar. O campo da
bateria controla a carga do regulador, o qual serve para manter uma
constante demanda de potência da máquina para qualquer demanda de
corrente, dentro da capacidade do gerador e da carga do regulador.
- d) - Campo de Partida
Energizado pela bateria da locomotiva
durante a partida do motor de forma a acionar o
motor diesel.
e) - Interpolo
Auxilia a reversão da corrente nos
enrolamentos da armadura durante a comutação.
f) - Campo Shunt ( exceto nos modelos D-32D e D-32E )
Uma parte da tensão de saída do gerador é
realimentada e usada para excitar o campo shunt.
Uma resistência externa conectada em série com o
campo shunt é usada para mudar as caraterísticas do gerador em relação
ao número e conexões dos motores alimentados pelo Gerador.
g) - Campo de Excitação Separado ( Modelos D-32D e
E-32E )
Os geradores
D-32D e D-32E não são auto excitados e não contém campo shunt.
Toda
excitação do gerador é obtida por um campo de excitação separado.
O campo é
constituido por duas bobinas em cada polo principal, conforme se viu na
página anterior deste Manual.
O campo de excitação separado consiste de 12 polos
principais e 24 bobinas de polos principais
As bobinas são conectadas em dois grupos de 12 bobinas
cada, com as bobinas conectadas alternadamente dentro e fora nos polos
adjacentes.
Isto é possível pelo fato que as bobinas são
moldadas alternadamente cruzada e aberta, permitindo polaridade oposta
nos polos adjacentes.
Os dois grupos de séries de 12 bobinas são
conectados para propiciar um total de 24 séries de bobinas
A maioria dos modelos D-12, D-22 e D-32 tem um a
alternador auxiliar montado diretamente na carcaça do estator do
gerador. O Rotor do Alternador é acoplado diretamente na aranha da
armadura do gerador. Quando conectado, o alternador
torna-se uma parte integrante do gerador.
GERADORES MODELOS D-15 E D-25
Os Geradores Principais Modelos D-15 e D-25 são
muito similares na aparência e na construção.
O Gerador Principal D-25 é o Gerador mais atualizado
e veio a substituir o Gerador Principal D-15.
Assim, um Gerador Principal D-25 pode perfeitamente
substituir um Gerador Principal D-15, todavia, um antigo Gerador
Principal D-15 não poderá substituir um Gerador Principal D-25 sem que
haja modificações elétricas.
Há vários modelos de Geradores Principais D-15 e
D-25, os quais são designados por uma
letra colocada logo após o número do modelo, tais
como D-15B ou D-15C
As letras representam o tipo de ventilação, a colocação da caixa
de ventilação, o tipo de
acoplamento e a posição dos pés do gerador.
O sistemas de ventilação poderão ser:
1 - Ventilação própria:
onde o ventilador é montado no disco de acoplamento
2 - Ventilação forçada: onde a
ventilação é gerada por um ventilador conectado ao gerador auxiliar
CONTINUA......
Artigo muito bom sobre manutenção de locomotivas
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário. A ideia deste blog é tratar os assuntos de forma bem simples, possibilitando a todos uma compreensão fácil.
ResponderExcluirEsta matéria sobre manutenção de locomotivas está incompleta e brevemente estarei dando continuidade, completando-a.
ResponderExcluirvárias informações relevantes ao assunto . r.bandeira86@gmail.com , se tiver a disposiçaõ em PDF a continuação deste artigo . obrigado
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