INSULATION TESTS
Quando você mede a resistência do isolamento, conforme visto nas páginas anteriores, você está verificando o estado do isolamento em um determinado momento.
Eliminada a umidade, os valores se elevaram bastante, todavia, isso não assegura que o isolamento está em bom estado.
Por isso, é necessário complementar os testes no motor para determinar o estado real e efetivo em que se encontram os materiais isolantes.
Esses testes são os que chamamos de:
- Indice de Polarização
- Indice de Absorção
- Indice de Envelhecimento
When
you make the insulation resistance measurement, as seen in the previous pages,
you're checking the status of insulation at a given time.
It may be that when you did the measurement, there was moisture in the windings and the results showed that situation.
Eliminated moisture, the values have risen enough, however, this does not ensure that the insulation is in good condition.
Therefore, it is necessary to supplement tests in to the motor to determine the real condition of the insulation.
These tests are what we call:
- Polarization Index
It may be that when you did the measurement, there was moisture in the windings and the results showed that situation.
Eliminated moisture, the values have risen enough, however, this does not ensure that the insulation is in good condition.
Therefore, it is necessary to supplement tests in to the motor to determine the real condition of the insulation.
These tests are what we call:
- Polarization Index
- Absorption Index
- Aging Index
INDICE DE POLARIZAÇÃO:
Este teste é realizado para determinar e detectar quais os níveis de umidade, poeira e contaminação estão presentes nos enrolamentos do motor.
Quando realizados periodicamente, servem, também, para comparar a gradual deterioração do material isolante, comparando-se os resultados das diversas medições realizadas ao longo do tempo
POLARIZATION INDEX:
This test is performed to detect and determine what levels of moisture, dust and contamination are present in the motor windings.
When performed periodically, also shows the gradual deterioration of insulating material, comparing the results of several measurements taken over time
INDICE DE ABSORÇÃO:
Este teste é realizado para determinar o grau em que essa contaminação já se deu nos materiais isolantes do motor.
Através dos resultados deste indice você pode avaliar qual o nível de segurança em que se encontra o motor
ABSORPTION INDEX:
This test is performed to determine the
degree in which the contamination
has already occurred in the insulating materials of the motor
Through the results of this index you can be sure if the motor
insulation meets the level of security you need
INDICE DE ENVELHECIMENTO:
Este indice não está previsto nas normas, todavia, ele é muito importante e necessário para confirmar os anteriores e propiciar uma inteira confiabilidade ao motor.
O teste do Indice de Envelhecimento propicia condições para saber se o material isolante do motor está ressequido e com micro fissuras que podem levar a queima do motor a qualquer momento de forma inesperada.
Quando o material isolante está seco e ressequido, o teste de medição da resistência do isolamento pode apresentar resultados satisfatórios, embora o motor possa sofrer uma avaria por queima a qualquer momento.
Os testes de Indice de Polarização e Absorção, podem dar indícios dessa situação do material isolante, porém, não são suficientemente eficazes quanto o indice de envelhecimento.
Para você ter assegurada a total confiabilidade do seu motor no que diz respeito ao estado do material isolante, será desejável efetuar os seguintes testes:
- Resistência do isolamento
- Indice de Polarização
- Indice de Absorção
- Indice de Envelhecimento
- HI-POT (Tensão Aplicada )
È muito importante que você obtenha esses indices, pois, eles darão uma idéia bem precisa do estado geral do material isolante do motor.
Com esses dados, você pode prever com certa acuidade o que você pode esperar desse motor em termos de durabilidade contra curtos nos enrolamentos.
Os indices de Polarização e Absorção podem ser obtidos com Megger nas escalas de 500V, 1000V, 2500V e 5000V, ao passo que o indice de Envelhecimento é obtido com Megger nas escalas de 2500V e 5000V
O procedimento para se obter esses indices é exatamente o mesmo que se fez quando se estava medindo a resistência do isolamento contra massa.
O instrumento é um Megger com escalas de 500V, 1000V, 2500V, 5000V.
Megger na escala de 500V |
Os demais instrumentos auxiliares são os mesmos já
vistos anteriormente, especialmente o Cronômetro
As medidas de segurança deverão ser
as mesmas e até um pouco mais
rigorosas, de vez que o tempo em
que o Megger estará ligado será bem
maior que os 60 segundos.
vistos anteriormente, especialmente o Cronômetro
As medidas de segurança deverão ser
as mesmas e até um pouco mais
rigorosas, de vez que o tempo em
que o Megger estará ligado será bem
maior que os 60 segundos.
Quando você vai medir a resistência do isolamento de
um motor, aproveite o momento e faça os testes a
seguir descritos para determinar o estado em que se encontra o material isolante motor.
INDICE DE POLARIZAÇÃO:
Você pode realizar o indice de polarização utilizando qualquer escala de seu Megger tanto a escala de 500V, 1000V, 2500V ou 5000V.
Como no nosso caso, estamos trabalhando com o Megger na escala de 500V, vamos continuar nessa mesma escala para realizarmos o indice de polarização.
Proceda da mesma forma como o fez quando realizava a medição da resistência do isolamento contra massa, vista na página "Medindo Resistência do Isolamento"
EXEMPLO
EXEMPLO
Passo Nº 1
Registros no formulário |
Passo Nº 2
Registre no mesmo formulário
o resultado obtido em 1 minuto
Passo Nº 3
Agora registre o resultado
obtido em 10 minutos
Veja o resultado |
Agora que você fez as medições, anotou os resultados e fez a conta, veja na tabela abaixo o estado em que se encontra o material isolante sob o ponto de vista do Indice de Polarização
Tabela indicativa do estado do isolamento |
Guarde esta tabela. Ela será sua fonte de consulta toda vez que for verificar o Indice de Polarização de seu motor
INDICE DE ABSORÇÃO
Para realizar o indice de absorção, você também pode utilizar qualquer escala de seu Megger, ou seja, tanto na escala de 500V, 1000V, 2500V ou 5000V.
Como no nosso caso, estamos trabalhando com o Megger na escala de 500V, vamos continuar nessa mesma escala para realizarmos o indice de absorção
Proceda da mesma forma como o fez quando realizava a medição da resistência do isolamento contra massa.
Exemplo:
Imaginemos que você quer obter o Indice de Aborção do isolamento de um estator de motor.
Proceda da mesma forma como o fez quando media a resistência do isolamento e anote os resultados, conforme segue:
Resultados obtidos durante a medição |
Para realizar o terceiro passo, obtenha o resultado e compare-o com a tabela
Tabela para conferência do estado do isolamento |
Comparando o resultado com a tabela caima, você conclui que a situação do isolamento em relação ao
Indice de Abosorção está bom, pois, situa-se entre 1.4 e 1.6.
Guarde esta tabela. Ela servirá sempre para você averiguar o estado do isolamento sob o aspécto do Indice de Absorção
INDICE DE ENVELHECIMENTO:
Como dissemos anteriormente, este índice não está previsto em normas, mas, é muito útil para você avaliar, com segurança, a situação dos enrolamentos dos motores ou geradores.
Para calcular o resultado, divida o valor obtido em 10 minutos na escala de 500 V pelo valor obtido em 10 minutos na escala de 2500 V
RESULTADO
Ie=1,01
Utilize esta tabela para avaliar o estado dos enrolamentos |
Sempre que for possível, não se limite a medir somente a resistência do isolamento. Gaste mais alguns minutos e obtenha os índices de Polarização, Aborção e Envelhecimento.
Compare os resultados obtidos nas medições com as tabelas mostradas e tome as medidas preventivas apropriadas para evitar maiores problemas futuros.
Pessoal, eu penso colocar aqui outros tipos de testes utilizados para avaliar o estado do isolamento de motores elétricos e geradores, especialmente o HI-POT e o SURGE TEST
Sugestões e colaborações sempre serão muito bem aceitas
Ola é bom sim, o surge teste e hipot são otimos testes de isolação.
ResponderExcluirO problema é que são considerados testes destrutivos!
ExcluirSurge teste não é destrutivo, e temos modelos de Hipot não destrutíveis tbm.
Excluirvelho tem como vc colocar mais alguma coisa sobre índice de polarização
ResponderExcluirAe Garoto!!!
ResponderExcluirParabéns pelas informações, passadas de um geito simples para leigos entenderem.Porém com grande conteúdo Ténico...
Esse cara do dia 19/06/2011 e um verdadeiro analfabeto...antes de qualquer coisas vai estudar e melhorar seu PORTUGUÊS.
ExcluirQuanto ao conteúdo da matéria muito bom.
Gostei muito da explicação,de forma simples e objetiva.Parabéns e lembre-se que o conhecimento só é valido quando passado.
ResponderExcluirOlá, pessoal!!!
ResponderExcluirObrigado pelos comentários que vocês estão fazendo no meu blog.
Brevemente estarei inserindo mais matérias sobre tests em motores elétricos.
Espero estar compartilhando conhecimentos com vocês.
Pessoal, a matéria sobre aplicação de HI-POT foi concluida.
ResponderExcluirVocês gostariam ver uma matéria sobre lubrificação de motores elétricos?
Escrevam seus comentários e sugestões. Este Blog só terá sentido se puder contribuir para esclarecer dúvidas do pessoal ligado a área de manutenção.
Bom dia, gostaria de saber se voce tem algum artigo sobre o teste hipot em cabos eletricos. Julio.
ResponderExcluirAlguem sabe qual o INDICE DE POLARIZAÇÃO, ABSORÇÃO de um transformador de 150 kva que seja recomendado pela norma oficial
ResponderExcluirOlá pessoal, muito bons os conteúdos, mas qual é a norma para estas medições?
ExcluirLegal, muitas pessoas nao conhecia. E ficaramm sabendo mais essa informação. Continue muito bom parabens....
ResponderExcluirDe maneira clara, objetiva e com um texto enxuto você compartilhou conhecimentos técnicos de grande relevania sobre o assunto em questão.
ResponderExcluirParabens, e obrigado, pois me auxiliou.
Parabéns pelas informações, muito claras e objetivas! Sucessos!
ResponderExcluirMuito bom , Parabéns ! Uma dúvida em relação aos valores das tabelas ! De onde foram tirados esses valores ? Tem a fonte ? Como é realizado o cálculo ? , Qual a resistência mínima que um motor deve apresentar ? Existe alguma fórmula ? Se puder ajudar agradeço !!!
ResponderExcluirBom dia Wesley e obrigado pelos seus comentários.
ExcluirOs valores das tabelas IP e IA estão de acordo com a Norma NBR 5383-2 da ABNT, exceto o Índice de Envelhecimento, IE, o qual não é regulamentado e foi criado para complementar os dois anteriores.
O cálculo é realizado conforme exposto na matéria acima descrita.
A resistência mínima é calculada pela seguinte fórmula:
Rm = Tensão da Máquina + 1 megohm a 40ºC
1000
Espero ter respondido suas questões
Um abraço e muito sucesso
Amigo, tenho as normas NBR 5383-1 que é para motores trifásicos e apresenta apenas o IP, a norma 5383-2 é para motores monofásicos. Esta apresenta alguma referencia sobre o IA? Também tenho a IEEE 43.. e não especifica diretamente o IA, apenas no anexo referencia algo sobre a corrente de absorção ao qual executa os mesmos tempos para a realização. Enfim, estou estudando sobre o tema, existe a necessidade de eu referenciar o IA no meu trabalho, e infelizmente não encontro com clareza. Por favor, se possivel esclarecer, ficarei extremamente grato... E parabéns pela iniciativa professor.
ExcluirServe para transformadores também?
ResponderExcluirSim, os índices de polarização e absorção também podem ser aplicados a transformadores.
Excluiré possível a aplicar esse índice de envelhecimento em transformadores também ?
ExcluirGostaria de saber qual é passo a seguir, após os resultados, dos três ensaios. Por exemplo, para um valor "questionável", qual seria a ação? acompanhar, rebobinar, etc.
ResponderExcluirA matéria foi muito boa, fica observação acima, com o sugestão. Abço.
Bom dia
ExcluirOs resultaos "Questionável" e "Perigoso" podem ser revertidos fazendo-se uma manutenção preventiva adequada, isto é, desmontando o motor, lavando os enrolamentos com jato moderado de vapor de água removendo graxa, óleo e partículas sólidas aderidas aos enrolamentos.
Em seguida, secar em estufa com temperatura controlada e reimpregnar o estator com verniz.
Esse processo fará com que os índices se elevem a patamares seguros.
Para resultado "Pobre" é necessário uma análise mais profunda, pois, o material isolante pode estar profundamente contaminado e, nesse caso, a manutenção preventiva não será suficiente para melhorar os resultados.
A solução será rebobinar o estator.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirShow, obrigado pelo retorno. Grande abraço.
ExcluirMuito bom o material. Um questão:
ResponderExcluirFiz uma ensaio de envelhecimento de um motor cc e os valores foram bem atípicos. 500V 45Mohm, 2500V 1Mohm. Qual sua opinião. O resultado é extremamente alto.
Olá Leonardo
ExcluirEfetivamente os valores que você obteve estão muito acima de qualquer parâmetro aceitável.
Sugiro que refaça as medições.
Caso os valores permaneçam, significa que o material isolante está muito deteriorado, no limiar de entrar em colapso.
Acredito que a segunda situação seja a mais provável. Obrigado.
ExcluirNeste caso o índice de envelhecimento deu extremamente alto e isto significa que você injetou com o megger um potencial superior ao NBI (Nível Básico de Isolamento) permitido no motor. Condição que pode até mesmo danificar o motor.
ExcluirSe o seu motor opera em baixa tensão você deveria efetuar o teste com 0,5kV e depois com 1,0KV.
OLÁ PESSOAL!
ResponderExcluirCRIEI UM PORTAL DE MINI CURSOS SOBRE MANUTENÇÃO E ENSAIOS EM MOTORES ELÉTRICOS.
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Olá! Gostaria de saber se essas tabelas de índice de absorção e polarização podem seu usadas de alguma forma para cabos!?
ResponderExcluirOlá Afonso
ExcluirOs índices e as tabelas também podem ser usados para averiguar as condições de cabos.
O importante, nesse caso, é que os cabos contenham uma malha de terra e essa malha esteja corretamente aterrada.
ola, bom dia!
ResponderExcluirnecessito saber se o teste de envelhecimento não é destrutivo, pois necessito de aplicar 2500v num motor já usado.
Boa tarde Mauro
ExcluirA obtenção do Índice de Envelhecimento não é um teste destrutivo.
No caso citado por você, é importante saber a tensão de trabalho do motor que está sendo testado.
Sugiro que faça os testes numa sequência apropriada, a saber: Meça a resistência do isolamento e, em seguida obtenha os índices de polarização e absorção. Se os resultados desses índices forem bons, obtenha o Índice de Envelhecimento.
Bom-dia!
ResponderExcluirPara mim não ficou claro como obter o indíce de envelhecimento (IE).
Devo sempre utilizar as escalas de tensão 500V e 2500V como referência? Se sim, como fica para o caso de motores de média e alta tensão, 13800V por exemplo? Nestes casos aplicamos 5000V para obter a resistência de isolamento.
Fico no aguardo.
Obrigado.
Sim, mesmo para motores de média e alta tensão, você pode e deve usar as escalas de 500V e 2.500V.
ExcluirO importante é que a escala superior seja sempre cinco vezes a inferior.
É necessário fazer o fechamento das bobinas antes de fazer o testede isolamento?
ResponderExcluirDepende do teste de isolamento que você está se propondo fazer.
ExcluirEle pode ser feito entre bobinas ou contra massa.
Se você pretende fazer o teste de isolamento contra massa, então sim você deve fazer o fechamento.
Se você pretende fazer o teste entre bobinas, em um motor com 6 (seis) cabos de saída, por exemplo, faça as seguintes conexões:
a) Conecte o cabo 1 ao 2 e faça a medição
b) Conecte o cabo 2 ao 3 e faça a medição
c) Conecte o cabo 3 ao 1 e faça a medição
Obs. O cabo 1 está ligado ao cabo 4; o cabo 2 está ligado ao cabo 5 e o cabo 3 está ligado ao cabo 6.
Qual valor ideal de resistência de contato para seccionadoras e disjuntores de grande capacidade de corrente?
ResponderExcluirEste metodo serve para motores cc? A tensao aplocada no teste depende da nominal do motor? Os motores que trabalho tem nominal de 600Vcc qual a tensao sugerida para o teste?
ResponderExcluirSim, o método para obtenção dos índices também se aplica a motores de corrente contínua.
ResponderExcluirSim, a tensão a ser aplicada estará relacionada à tensão nominal do motor.
A tensão a ser aplicada deverá estar o mais próximo possível da tensão nominal do motor.
No local onde trabalho faço testes a motores de MT (6 kV), e na medição de isolamento costumamos aplicar um tensão de 2500V no estator e 500V no rotor. Contudo, foi-me dito que o resultado da resistência de isolamento/índice de polarização no rotor não deve ser tomado como um indicador decisivo, pois para tensões inferiores a 1000V não é possível obter todas as reacções que levariam a um resultado credível. Já procurei bastante sobre este assunto mas não encontro nada em concreto. Será que alguém me poderia fundamentar melhor esta questão?
ResponderExcluirCumprimentos.
Bom dia João
ExcluirOs índices deverão ser obtidos utilizando-se escalas do Megger as mais próximas possíveis das tensões nominais do motor, tanto do estator quanto do rotor, pois, quanto mais próximas mais confiáveis serão os resultados.
Portanto, as tensões aplicadas nos testes deverão variar de acordo com as tensões nominais das máquinas.
Procedendo dessa forma, os resultados do IP serão confiáveis, todavia, não conclusivos quanto à confiabilidade do estado do material isolante do motor.
É necessário que se complemente com os demais testes, ou seja, fazendo-se os três testes:
IP (Índice de Polarização)
IA (Índice de Absorção)
IE (Índice de Envelhecimento
Obrigado por visitar meu Blog e um grande abraço
Bom dia Sr. Engº Sérgio Morales,
ExcluirEra mesmo isso que precisava saber, e realmente é o que faz mais sentido.
Agradeço a sua amabilidade e o tempo despendido para me ajudar.
Cumprimentos e boa sorte para o seu blog,
João Vaz
Boa noite,
ResponderExcluirquando o valor em ambos os tempos dão maior que o limite de nossa escala, como proceder [para calcular os índices de polarização e absorção. Ex.: 30s - >2TΩ, 1min- >2TΩ, e 10min - >2TΩ
Abraço
Boa tarde Anderson
ExcluirSugiro proceder como segue:
Primeiro:
Reavaliar os procedimentos dos testes e concluir que efetivamente estão corretos.
Segundo:
Se os procedimentos estão corretos e os resultados mostrados no display do seu Megger indicam valores superiores a 2TΩ, certamente você terá que efetuar o teste com Megger de maior capacidade, ou seja, um aparelho que possa medir até 5TΩ.
A título de informação, sugerimos o Megger mod. MD-5075X da Megabrás, cuja capacidade vai
Até 5TΩ.
Um grande abraço
Boa tarde! Primeiramente parabéns pelo trabalho. Fiz os testes de IP/IA exatemente como descrito acima e uma coisa que notei e me causa dúvidas é que os 4 motores ABB 450Kw 690 v que eu medi com o aparelho MEGABRAS 5060 aplicados em 1000V foi umavariação muito grande de valores durante o teste.Obtive valores bons de IA porém nem sempre obtive resultado satisfatorio de IP. A resistencia sempre estava numa crescente porem não subindo de maneira estavel, flutuando por exemplo de 50/60 Gohms a 20/30 Gohms. É normal esta instabilidade de valors durante o teste? Testei o conjunto motor e cabo, isso pode influenciar no resultado dos testes? Muito Obrigado!
ResponderExcluirBom dia Claiton
ExcluirA instabilidade que você observou nos testes para obter o IP, provavelmente está ligada ao fato do teste haver sido realizado com os cabos do motor conectados. Dependendo da extensão, os próprios cabos poderão estar provocando essa instabilidade.
Sugiro que desconecte os cabos e faça novas medições. Se a instabilidade permanecer, aí sim poderá haver problemas com o motor.
Nesse caso, o material isolante poderá estar degradado por ter sofrido altas temperaturas (quase carbonizado), ou poderá existir “sujeira” nos enrolamentos.
A solução do problema no primeiro caso será o reenrolamento do estator.
No segundo caso, bastará uma limpeza profunda com jato de vapor de água, removendo partículas aderidas aos enrolamentos e uma secagem adequada com temperatura controlada.
Um grande abraço e obrigado por visitar o blog.
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ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirPrimeiramente, parabéns pelas informações, conteúdo objetivos e com muita clareza !
Tenho algumas duvidas:
Efetuo o teste de isolação sem o cabo guarda "terminal verde" que liga na carcaça do motor. Ao conectar o mesmo e iniciar os testes na tensão de 500v, o ponteiro do instrumento não se moveu. É um indicio que tem algo errado, ou realmente não é para utilizar este cabo no devido teste?
Caso o motor esteja com a resistência de aquecimento ligada, há necessidade de desliga-la para efetuar os testes de isolação, índice de polarização, índice de absorção e índice de envelhecimento?
Caso tenha que se repetir o teste de isolação na mesma bobina, qual é o tempo para iniciar o próximo teste ?
Exemplo: Quando tenho um motor trifásico com fechamento interno, saindo apenas três pontas para interligar nas fases, devo esperar quanto tempo para fazer a medição na próxima bobina ? O resultado das três devem estar bem próximo, porem o tempo de aplicação de tensão em uma pode interferir na próxima ?
Qual o método pratico para identificar pontas de motores?
Exemplo: um motor de seis pontas sem identificação, para definir a entrada e saída das bobinas, pois, se uma das bobinas estiver invertida, não permitirá que o motor funcione e terá uma grande chance de queimar o motor.
Se for possível, poste um passo a passo com orientações para esta identificação.
Desde já muito obrigado.
Bom dia Maurício
ExcluirObrigado pelos comentários sobre o conteúdo de meu blog.
Vamos às respostas:
1 - Ao realizar os testes você não deve utilizar o cabo verde.
2 - Você não precisa desligar as resistência ao realizar os testes.
3 - Você deve aguardar, no mínimo, 10 minutos antes de realizar o teste na mesma bobina.
5 - O método indicado para identificar cabos dos motores é o Método do Golpe Indutivo. Na internet você encontrará literatura bastante explicativa sobre como proceder,<br<
Sucesso e um grande abraço.
Boa noite!
ResponderExcluirMuito obrigado pela atenção.
Pode me informar quando utiliza-se o cabo verde ?
Por favor, poderia referenciar de onde sai o teste de absorção. Existe alguma norma específica para este teste? Pois na NBR 5383, e IEEE 43 não consatma diretamente. Apenas na IEEE em anexo refere-se em um teste da corrente de absorção com o tempo do IA. Obrigado. Estou fazendo um relátorio sobre o assunto e não encontro referências...
ResponderExcluiralguém sabe alguma tabela que tenho resistencia e isolamento de cabos
ResponderExcluirex: cabo:16,00mm resistecia: 100,00.. >ex<
muito bom e esclarecedor o conteúdo parabéns pelos idealizadores
ResponderExcluiracredito que ajudou muitos colegas como me e minhas duvidas
Bom dia Elton
ExcluirObrigado pelos comentários.
Sinto-me feliz ao perceber que o conteúdo deste blog tem contribuído para aprendizagem de muitos e esclarecido dúvidas de tantos outros.
Um grande abraço a todos vocês.
Estou precisando saber sobre o STEP VOLTAGE TEST: como aplicar e analisar.
ResponderExcluirPara o caso do índice de polarização e absorção, medir entre fases ou entre fase e massa (terra)?
ResponderExcluirBoa tarde Rafael
ExcluirOs índices de polarização e absorção devem ser obtidos sempre medindo as bobinas contra massa.
Bom dia. Gostei demais do artigo, tenho somente uma duvida em um motor que fiz um teste estes dias, o inversor estava desarmando devido fuga a terra, fiz o teste com o meger, os resultados em 1KV em um motor de 55KW, tensão 380V, temperatura do dia 33°:
ResponderExcluirTestes com o motor fechado em relação ao aterramento, usando 1KV escala A do Megger, valores:
Vermelho; 0,05MΩ; Aplicando a multiplicação X 2 = 0,100MΩ
Preto; 0,05MΩ; Aplicando a multiplicação X 2 = 0,100MΩ
Branco; 0,05MΩ; Aplicando a multiplicação X 2 = 0,100MΩ
Testes com a bobina do motor aberta em relação ao aterramento, usando 1KV escala A do Megger,:
1: 0,08MΩ; Aplicando a multiplicação X 2 = 0,16MΩ
2: 0,20MΩ; Aplicando a multiplicação X 2 = 0,40MΩ
3: 0,20MΩ; Aplicando a multiplicação X 2 = 0,40MΩ
4: 0,30MΩ; Aplicando a multiplicação X 2 = 0,60MΩ
5: 0,30MΩ; Aplicando a multiplicação X 2 = 0,60MΩ
6: 0,30MΩ; Aplicando a multiplicação X 2 = 0,60MΩ
Eu detectei que o motor estava com problema, fiz a troca dos motores agora está ok, mas preciso saber se minha análise está ok.
Boa tarde
ExcluirObrigado por visitar meu Blog e tê-lo utilizado para realizar alguns testes em seu motor.
Realmente o motor apresenta sérios problemas de baixíssima isolação.
A NBR 5383/1 especifica que, no seu caso, a isolação mínima deveria ser de 1,38MΩ, ou, melhor ainda, 1,5MΩ.
Como seu motor está com 0,100MΩ.significa duas coisas: ou está queimado, ou seja, bobinas em curto contra massa, ou está extremamente úmido. No primeiro caso, a solução será proceder o rebobinamento. No segundo caso, pode ser que uma secagem vigorosa em estufa com temperatura controlada, possa ajudar na elevação da isolação.
Um grande abraço.
Boa noite.Já pegou um defeito em um motor que ele sair da sua margem de corrente de pico que e normalmente de 7 a 8 vezes a corrente nominal e vai para 12 vezes a corrente de pico.Mesmo fazendo teste de isolamento,em que apresenta a isolação de 12 MΩ.
ResponderExcluirBoa noite, eu adquiri 2 cursos no seu site (capacitação industrial), mas não estou conseguindo acessar o material de estudos. Meu email de cadastro é: roberto.cesarsilva@hotmail.com. Preciso me aprofundar nós assuntos voltados a motores elétricos, por isso que comprei os cursos. Fico no aguardo. Obrigado.
ResponderExcluirBom dia Roberto. Ontem enviei um e-mail a você dando algumas informações como acessar os cursos que você comprou. É muito fácil e simples.Siga as recomendações sugeridas no e-mail. Um grande abraço.
ResponderExcluirInformações claras objetivas , de fácil entendimento conteudo compartilhado com sucesso.
ResponderExcluirOlá gostaria de comprar seus cursos.
ResponderExcluirBOM DIA, OS CRITERIOS DE APLICADOS SAO OS MESMOS PARA ANALISES DE ISOLAMENTO NOS CABOS DE MEDIA TENSAO, NO CASO UM 12/20 Kv
ResponderExcluirBoas mestre,
ResponderExcluirTenho um relatorio onde pede a leitura das resistencias RST sendo R ( inter) R ( Exte) S (Exter) e T ( Exter)
Saberia me explicar o que seria as palavras entre parentes?