Sérgio Morales
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Motor trifásico com bobinas pré-moldadas |
INSPEÇÃO VISUAL
Antes de ser desmontado, todo motor deve sofrer uma inspeção visual apropriada e ser submetido a testes elétricos para determinar o estado dos enrolamentos.
All motors must be object of a proper visual inspection and undergo to electrical tests before disasembled to determine the real state of its windings.
O mecânico deverá observar e anotar na Ficha de Conserto as seguintes condições:
The mechanic personal should observe and note in a Sheet Repair the following conditions:
Inspeção Visual:
- Estado da carcaça:
-Quebrada ou trincada
-Pé quebrado ou trincado
-Caixa de ligação quebrada, trincada ou faltando
Visual Inspection:
- Frame:
-Broken or cracked
Foot broken or cracked
Box-binding broken, cracked or missing
- Eixo
-Quebrado, trincado ou torto
-Canal de chaveta danificado
-Com ou sem chaveta
- Motor Shaft:
- Broken, cracked or bent
- Key bolt damaged
- With or without key
- Tampas:
- Covers
-Quebrada ou trincada ( LA e LOA )
- Broken or cracked
-Parafusos de fixação quebrados ou faltando
- Cover screw broken, cracked or without
Nota:
Note
LA é a tampa posicionada no lado do acoplamento
LA is the position of the motor cover where the pulley is located
LOA é a tampa posicionada no lado oposto ao acoplamento
LOA is the opposite place where the pulley is positioned
- Caixa de ligação:
-Quabrada, trincada ou faltando
- Acoplamento:
-Tipo de acoplamento;
- Rígido
- Flexivel
-Trincado, quebrado ou gasto
Testes Elétricos:
- Resistência do Isolamento
- Resistência Ôhmica
Notas.: 1 - Medir resistência dos enrolamentos do Estator, utilizando Megger 500V
2 - Os procedimentos para medição da resistência dos enrolamentos deverão
ser aqueles descritos na página "Testes e Ensaios", neste blog
-Sensores:
-Identificar o tipo do Sensor, medir a temperatura de desligamento e efetuar testes
para certificar-se do estado de sua integridade física e capacidade de
funcionamento.
Obs: Os resultados dos testes elétricos determinarão o estado dos enrolamentos do
estator, indicando se o mesmo está bom ou deve ser reenrolado.
MODELO DE FICHA DE CONSÊRTO PARA ANOTAÇÕES
Este é somente um modelo
É de fundamental importância anotar na Ficha de Conserto todas as situações encontradas no motor na inspeção visual e todas as medidas feitas nos componentes analisados.
Acima é visto a face frontal de uma Ficha de Conserto, onde aparecem os campos que são importantes e necessários o seu preenchimento.
Esses dados servirão para a tomada de importantes decisões quanto a ações mecânicas a serem adotadas.
Sempre leia com muita atenção os números escritos na face dos rolamentos.
Um pequeno descuido com a omissão de uma letra ou número pode destorcer totalmente o tipo do novo rolamento a ser aplicado.
Importante, também, obter medidas exatas nos acentos dos rolamentos dos eixos. Da acuidade dessas medidas dependerão ações para metalizar ou não o eixo
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DOCUMENTANDO COM FOTOS TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO
Todas as etapas do processo de manutenção preventiva e corretiva deverão ser documentadas com fotos digitalizadas.
Dependendo da importância ou do tamanho do equipamento, é desejável que você tire fotos antes mesmo do embarque ou desembarque.
Fotografe a posição do motor em cima da carreta em vários ângulos quando se tratar de equipamentos de grande porte.
O Banco de Fotos deverá conter fotos digitalizadas das seguintes etapas do processo de recuperação:
1 - Fotos do recebimento, embalagem etc.
2 - Fotos dos componentes na desmontagem.
3 - Fotos da posição de alguns componentes
Isto facilitará a montagem depois
4 - Fotos relevantes tiradas durante o processo de recuperação.
5 - Fotos tiradas durante o processo de montagem e embarque.
DESMONTAGEM DO MOTOR
Usando ferramentas apropriadas:
Antes de iniciar a desmontagem, tenha em mãos:
a)-Uma caneta de tinta
especial para assinalar
o número da FC em
todos os componentes.
b)-Uma caixa de plástico
limpa, onde deverá
depositar os componen-
tes pequenos do motor,
à medida que vão sendo
retirados.
Notas:
1 - Nunca esqueça de escrever com caneta de tinta especial o número da FC em todas as peças a medida em que você vai desmontando.
2 - Quando for rebobinar, retire com cuidado a placa de identificação do motor, a placa de ativo fixo outras placas fixadas na carcaça do motor e guarde-as cuidadosamente na caixa de componentes do motor.
Obs.: Certifique-se se não há travas internas no eixo, tipo Allem sem cabeça
REMOVENDO O ACOPLAMENTO
1-Certifique-se se o motor está colocado em superfície plana e se os pés estão em perfeito contato com essa superfície.
2-Certifique-se se o local está limpo e se as ferramentas que serão utilizadas estão disponíveis e em boas consições de uso.
3-Certifique-se, ainda, se o sacador é o apropriado para o tipo de acoplamento ou se o Pistão Hidráulico está com o dispositivo correto.
Nota: Essas precauções evitam acidentes de queda do motor ou quebra do acoplamento ou dispositivos que estão sendo utilizados.
.4-Aplique a força necessária para remover o acoplamento e observe atentamente se o acoplamento está deslizando sobre o eixo sem arrastar material.
5-Caso necessário, aqueça o acoplamento utilizando “turbo-tourch” e distribua a chama ao longo de toda superfície externa do acoplamento.
6-À medida que o acoplamento tenha sua temperatura aumentada, permaneça exercendo força constante no sacador ou pistão hidráulico.
7-Dê um adequado volume de chama e distribua o calor em toda superfície do acoplamento, de forma que a dilatação possa se processar ao longo de toda superfície e o mais rápido possível.
8-Cuide para que a chama não se concentre só numa pequena região do acoplamento, o que poderá provocar danos ao mesmo.
9-Em casos mais críticos de acoplamentos "encalacrados”, paralelamente às medidas acima descritas, resfrie o eixo colocando sacos de gelo na ponta do eixo e nos locais do eixo que possam provocar a contração de suas moléculas.
10-Se, apesar dessas medidas, o acoplamento permanecer fixado ao eixo, pare o processo e estude outras alternativas, inclusive a de destruição do acoplamento e fabricação de um ovo
. REMOVENDO TAMPAS
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Removendo tampas |
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Removendo tampas |
1-Certifique-se que as chaves que vai utilizar são apropriadas para desparafusar as tampas.
Antes de iniciar a operação verifique as medidas dos parafusos que vai remover e confira se sua chave está correta.
Nota: Nunca utilize chaves em polegadas para parafusos em milímitros ou vice-versa
2-Certifique-se que a caixa onde você vai colocar os parafusos e peças
do motor está limpa e com a identificação do número da Ficha De
Conserto escrito nela.
3-Comece retirando os parafusos da tampa de Cobertura.
4-Remova, em seguida, os parafusos da tampa LOA (lado oposto ao acoplamento)
5-Para separar a tampa da carcaça, se necessário, use uma cunha de aço ou, preferencialmente, dois
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Removendo Ventilador |
Ao preparar as Formas, você deverá certificar-se antes qual o tipo de bobina que irá fabricar, considerando os tipos acima
Os tipos A e B são os mais simples e não exigem muitas medidas. Basta você saber as medidas A, B e C e preparar as formas, conforme se vê nas fotos abaixo
......................CONTINUA...........
M
Sempre venho dar uma olhada no seu blog. A materia disponibilizada aqui é muito interessante e util. Voce poderia descrever melhor o dispositivo usado para remover as tampas?
ResponderExcluirO dispositivo ao qual me refiro e muito simples.você mesmo pode fabrica-lo. Pegue duas barras redondas de aço 1045 com 300mm de comprimento e 30 mm de diâmetro. Dobre as pontas 50mm acima, em angulo de 90 graus. Amasse as pontas dando-lhes forma de Cunha. Esta pronto seu dispositivo.
ExcluirBom dia,
ResponderExcluirO Senhor foi claro e eu agradeço as dicas.
ola eu gostaria de saber a continuaçao da manutençao de motores eletricos de ca . pq aki so vai ate a etapa de REMOVENDO TAMPAS
ResponderExcluirOlá Larissa
ExcluirO conteúdo da matéria inserida no blog é parcial. Já tenho pronto uma apostila contendo a matéria completa a qual está acompanhada de muitas fotos para ajudar a compreensão do estudante. Brevemente indicarei a você o local onde pode baixar essa apostila e muitas outras contendo farta quantidade de informações sobre manutenção industrial.