terça-feira, 25 de setembro de 2012

MANUTENÇÃO EM GERADORES DE LOCOMOTIVAS

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE GERADORES:

  •     Existem vários modelos de Geradores Principais de Locomotivas. Neste trabalho  vamos  nos ater aos  modelos:  D-12 , D-15, D-22, D-25 e D-32.
  •    Cada modelo tem algumas características especiais que o diferencia dos demais e, ainda, pode ter letras que sucedem ao número, indicando outras particularidades.
GERADORES PRINCIPAIS MODELOS:      D-12, D-22 E D-32

  •   Os Geradores Principais, cujos modelos estão acima identificados, são muito semelhantes entre si, tanto na aparência quanto na construção.
  •  A diferença externa primária entre o Gerador D-32 e os Geradores D-12 e D-22 é que no D-32 não existe a barra coletora.
  •  Existem vários modelos de Geradores D-32 que apresentam algumas diferenças entre si, tais como: cabos leads, pés de fixação, barra coletora e localização da caixa de   ventilação quando se tratar de ventilação forçada ou não.
  •  Os Geradores D-32D e D-32E tem um campo de excitação separado em lugar de uma combinação de campo de bateria e campo shunt.
  • Esses Geradores não são auto excitados e não contém um campo shunt. Toda excitação provém de um campo de excitação separado ( exclusivo dos Geradores D-32D e D-32E.
  • Os dois modelos diferem entre si somente pelo tipo de bobinas de campo em seus estatores. Os campos são construidos contendo duas bobinas em cada polo principal, a saber:
    • Gerador Pincipal modêlo D-32D a) - Bobina interna consistindo normalmente de 47 espiras dispostas em forma cruzada. b) - Bobina externa consistindo normalmente de 97 espiras dispostas em forma aberta.
    •  Gerador Principal modêlo D-32E a) - Bobina interna consistindo normalmente de 66 espiras dispostas em forna cruzada. b) - Bobina externa consistindo normalmente de 78 espiras dispostas em forma aberta.
  •  Os Geradores são acoplados a um Motor Diesel e, quando acionados, produzem uma tensão de 600V em corrente contínua que vai alimentar os Motores de Tração.
  •  Os Geradores são fabricados contento vários enrolamentos que executam as seguintes funções:
    •  a) - Campo de Compensação: Ajuda a proteger a Armadura contra fluxos magnéticos distorcidos, criados pelo campo do gerador
    • b) - Campo Diferencial: Altera as características do gerador em trabalho, de forma que mesmo uma pequena mudança no nível de excitação é suficiente para obter uma constante geração de kilowatt de saída.
    •  c) - Campo Bateria: Um campo de excitação separado conectado à bateria e ao circuito do gerador auxiliar. O campo da bateria controla a carga do regulador, o qual serve para manter uma constante demanda de potência da máquina para qualquer demanda de corrente, dentro da capacidade do gerador e da carga do regulador.
    • d) - Campo de Partida
             Energizado pela bateria da locomotiva durante a partida do motor de forma a  acionar o      motor diesel.   
          e) - Interpolo
            Auxilia a reversão da corrente nos enrolamentos da armadura durante a comutação.
          f) - Campo Shunt ( exceto nos modelos D-32D e D-32E )
            Uma parte da tensão de saída do gerador é realimentada e usada para excitar o campo shunt.
               
      Uma resistência externa conectada em série com o campo shunt é usada para mudar as caraterísticas do gerador em relação ao número  e conexões dos motores alimentados pelo Gerador.

          g) - Campo de Excitação Separado ( Modelos D-32D e E-32E )
                 Os geradores D-32D e D-32E não são auto excitados e não contém campo shunt.
                 Toda excitação do gerador é obtida por um campo de excitação separado.
                 O campo é constituido por duas bobinas em cada polo principal, conforme se viu na página anterior deste Manual.

          O campo de excitação separado consiste de 12 polos principais e 24 bobinas de polos principais
               
         As bobinas são conectadas em dois grupos de 12 bobinas cada, com as bobinas conectadas alternadamente dentro e fora nos polos adjacentes.

          Isto é possível pelo fato que as bobinas são moldadas alternadamente cruzada e aberta, permitindo polaridade oposta nos polos adjacentes.

          Os dois grupos de séries de 12 bobinas são conectados para propiciar um total de 24 séries de bobinas

          A maioria dos modelos D-12, D-22 e D-32 tem um a alternador auxiliar montado diretamente na carcaça do estator do gerador. O Rotor do Alternador é acoplado diretamente na aranha da armadura do gerador.    Quando conectado, o alternador torna-se uma parte integrante do gerador.

      GERADORES MODELOS D-15 E D-25
          Os Geradores Principais Modelos D-15 e D-25 são muito similares na aparência e na construção.

          O Gerador Principal D-25 é o Gerador mais atualizado e veio a substituir o Gerador Principal D-15.

          Assim, um Gerador Principal D-25 pode perfeitamente substituir um Gerador Principal D-15, todavia, um antigo Gerador Principal D-15 não poderá substituir um Gerador Principal D-25 sem que haja modificações elétricas.

          Há vários modelos de Geradores Principais D-15 e D-25, os quais são designados por uma         letra colocada logo após o número do modelo, tais como D-15B ou D-15C

        As letras representam o tipo de ventilação, a colocação da caixa de ventilação, o tipo de         acoplamento e a posição dos pés do gerador.
         
         O sistemas de ventilação poderão ser:
              1 - Ventilação própria:  onde o ventilador é montado no disco de acoplamento   
              2 - Ventilação forçada: onde a ventilação é gerada por um ventilador conectado ao gerador auxiliar    
               
               
      CONTINUA......













3 comentários:

  1. Artigo muito bom sobre manutenção de locomotivas

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  2. Obrigado pelo seu comentário. A ideia deste blog é tratar os assuntos de forma bem simples, possibilitando a todos uma compreensão fácil.

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  3. Esta matéria sobre manutenção de locomotivas está incompleta e brevemente estarei dando continuidade, completando-a.

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