terça-feira, 3 de julho de 2012

MANUTENÇÃO EM MOTOR DE CORRENTE ALTERNADA PASSO PASSO....- "MANTENEMIENTO EN MOTORES ELECTRICOS...- "ELECTRICAL MOTORS MAITENANCE"



Sérgio Morales

Motor trifásico com bobinas pré-moldadas
INSPEÇÃO VISUAL
   Antes de ser desmontado, todo motor deve sofrer uma inspeção visual apropriada e ser submetido a testes elétricos para determinar o estado dos enrolamentos.
   All motors must be object of  a proper visual inspection and  undergo to electrical tests before disasembled to determine the real state of its windings.
  O mecânico deverá observar e anotar na Ficha de Conserto as seguintes condições:
The mechanic personal should observe and note in a Sheet Repair the following conditions:    
Inspeção Visual:
    - Estado da carcaça:
        -Quebrada ou trincada
        -Pé quebrado ou trincado
        -Caixa de ligação quebrada, trincada ou faltando
Visual Inspection:
     - Frame:
         -Broken or cracked
         Foot broken or cracked
         Box-binding broken, cracked or missing

   - Eixo
        -Quebrado, trincado ou torto
        -Canal de chaveta danificado
        -Com ou sem chaveta
    - Motor Shaft:
        - Broken, cracked or bent
         - Key bolt damaged 
         - With or without key
    - Tampas:
    - Covers
        -Quebrada ou trincada ( LA e LOA )
        - Broken or cracked
        -Parafusos de fixação quebrados ou faltando
        - Cover screw broken, cracked or without 
Nota:
Note
LA é a tampa posicionada no lado do acoplamento
LA is the position  of the motor cover where the pulley is located  
LOA é a tampa posicionada no lado oposto ao acoplamento
LOA is  the opposite place where the pulley is positioned 
    - Caixa de ligação:
        -Quabrada, trincada ou faltando
    - Acoplamento:
        -Tipo de acoplamento;
          - Rígido
          - Flexivel
          -Trincado, quebrado ou gasto
    Testes Elétricos:
          - Resistência do Isolamento
          - Resistência Ôhmica
Notas.: 1 - Medir resistência dos enrolamentos do Estator, utilizando Megger  500V
             2 - Os procedimentos para medição da resistência dos enrolamentos deverão
                  ser aqueles descritos na página "Testes e Ensaios", neste blog 
          -Sensores:
           -Identificar o tipo do Sensor, medir a temperatura de desligamento e efetuar testes
            para certificar-se do estado de sua integridade física e capacidade de
            funcionamento.
Obs:   Os resultados dos testes elétricos determinarão o estado dos enrolamentos do
           estator,  indicando se o mesmo está bom ou deve ser reenrolado.

                    MODELO DE FICHA DE CONSÊRTO PARA ANOTAÇÕES
    
     Este é somente um modelo    É de fundamental importância anotar na Ficha de Conserto todas as situações encontradas no motor na inspeção visual e todas as medidas feitas nos  componentes analisados.
   Acima é visto a face frontal de uma Ficha de Conserto, onde aparecem os campos que são importantes e necessários o seu preenchimento.
  Esses dados servirão para a tomada de importantes decisões quanto a ações mecânicas a serem adotadas.

 
Sempre leia com muita atenção os números escritos na face dos rolamentos.
 Um pequeno descuido com a omissão de uma letra ou número pode destorcer totalmente o tipo do novo rolamento a ser aplicado.
  Importante, também, obter medidas exatas nos acentos dos rolamentos dos eixos. Da acuidade dessas medidas dependerão ações para metalizar ou não o eixo

.
 DOCUMENTANDO COM FOTOS TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO
  
Todas as etapas do processo de manutenção preventiva e corretiva deverão ser documentadas com fotos digitalizadas.
    Dependendo da importância ou do tamanho do equipamento, é desejável que você tire fotos antes mesmo do embarque ou desembarque.
    Fotografe a posição do motor em cima da carreta em vários ângulos quando se tratar de equipamentos de grande porte.
 O Banco de Fotos deverá conter fotos digitalizadas das seguintes etapas do processo de recuperação:
                          1 - Fotos do recebimento, embalagem etc.
                          2 - Fotos dos componentes na desmontagem.
                          3 - Fotos da posição de alguns componentes
                               Isto facilitará a montagem depois
                          4 - Fotos relevantes tiradas durante o processo de recuperação.
                          5 - Fotos tiradas durante o processo de montagem e embarque.



DESMONTAGEM DO MOTOR

Usando ferramentas apropriadas:

Antes de iniciar a desmontagem, tenha em mãos:
a)-Uma caneta de tinta
     especial para assinalar
     o número da FC em
     todos os componentes.
b)-Uma  caixa de plástico
     limpa, onde deverá
     depositar os componen-
     tes pequenos do motor,
     à medida que vão sendo
     retirados.
Notas:

1 - Nunca esqueça de escrever com caneta de tinta especial o número da FC em todas as peças a medida em que você vai desmontando.
2 - Quando for rebobinar, retire com cuidado a placa de identificação do motor, a placa de ativo fixo  outras placas fixadas na carcaça do motor e  guarde-as cuidadosamente na  caixa de componentes do motor.
Obs.:  Certifique-se se não há travas internas no eixo, tipo Allem sem cabeça

REMOVENDO O ACOPLAMENTO

1-Certifique-se se o motor está colocado  em superfície plana e se os pés estão em perfeito contato com essa superfície.
2-Certifique-se se o local está limpo e se as ferramentas que serão utilizadas estão disponíveis e em boas consições de uso.
3-Certifique-se, ainda, se o sacador é o apropriado para o tipo de acoplamento ou se o Pistão Hidráulico está com o dispositivo correto.

Nota: Essas precauções  evitam acidentes de queda do motor ou quebra do acoplamento ou dispositivos que estão sendo utilizados.

.4-Aplique a força necessária para remover o acoplamento e observe  atentamente se o acoplamento está deslizando sobre o eixo sem arrastar material.
5-Caso necessário, aqueça o acoplamento utilizando “turbo-tourch” e distribua a chama ao longo  de toda superfície externa do acoplamento.
6-À medida que o acoplamento tenha sua temperatura aumentada, permaneça exercendo força constante no sacador ou pistão hidráulico.

7-Dê um adequado volume de chama e distribua o calor em toda superfície do acoplamento,  de forma que a dilatação possa se processar ao longo de toda superfície e o  mais rápido possível.
8-Cuide para que a chama não se concentre só numa pequena região do acoplamento, o que poderá provocar danos ao mesmo.
9-Em casos mais críticos de acoplamentos "encalacrados”, paralelamente às medidas acima descritas, resfrie o eixo colocando sacos de gelo na ponta do eixo e nos locais do eixo que possam provocar a contração de suas moléculas.
10-Se, apesar dessas medidas, o acoplamento permanecer fixado ao eixo, pare o processo e estude outras alternativas, inclusive a de destruição do acoplamento e fabricação de um ovo



.                                                        REMOVENDO TAMPAS
 

Removendo tampas

Removendo tampas
























1-Certifique-se que as chaves que vai utilizar são apropriadas para desparafusar as tampas.

Antes de iniciar a operação verifique as medidas dos parafusos que vai remover e confira se sua chave está correta.

Nota: Nunca utilize chaves em polegadas para parafusos em milímitros ou vice-versa
2-Certifique-se que a caixa onde você vai colocar os parafusos e peças do motor está  limpa e com a identificação do número da Ficha De Conserto escrito nela.
3-Comece retirando os parafusos da tampa de Cobertura.
4-Remova, em seguida, os parafusos da  tampa LOA  (lado oposto ao acoplamento)
5-Para separar a tampa da carcaça, se necessário, use uma cunha de aço ou, preferencialmente, dois


Removendo Ventilador

Ao preparar as Formas, você deverá certificar-se antes qual o tipo de bobina que irá fabricar, considerando os tipos acima
    Os tipos A e B são os mais simples e não exigem muitas medidas. Basta você saber as  medidas A, B e C e preparar as formas, conforme se vê nas fotos abaixo

......................CONTINUA...........







M

5 comentários:

  1. Sempre venho dar uma olhada no seu blog. A materia disponibilizada aqui é muito interessante e util. Voce poderia descrever melhor o dispositivo usado para remover as tampas?

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    1. O dispositivo ao qual me refiro e muito simples.você mesmo pode fabrica-lo. Pegue duas barras redondas de aço 1045 com 300mm de comprimento e 30 mm de diâmetro. Dobre as pontas 50mm acima, em angulo de 90 graus. Amasse as pontas dando-lhes forma de Cunha. Esta pronto seu dispositivo.

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  2. Bom dia,
    O Senhor foi claro e eu agradeço as dicas.

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  3. ola eu gostaria de saber a continuaçao da manutençao de motores eletricos de ca . pq aki so vai ate a etapa de REMOVENDO TAMPAS

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    1. Olá Larissa
      O conteúdo da matéria inserida no blog é parcial. Já tenho pronto uma apostila contendo a matéria completa a qual está acompanhada de muitas fotos para ajudar a compreensão do estudante. Brevemente indicarei a você o local onde pode baixar essa apostila e muitas outras contendo farta quantidade de informações sobre manutenção industrial.

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